Saltar al contenido

Roupa velha, para que não sobre um grão de bico

21 de agosto de 2022
Roupa velha

Em Portugal a roupa velha é um prato típico do Natal em nossas casas, feita com bacalhau, couve cozido, batata e ovo… mas há outras “variantes” que queremos que conheças.

A Espanha é um país com uma grande gastronomia e tem pratos realmente originais, como é a roupa velha. Os madrilenhos, depois de fazer um bom cozido, fazem esta receita com tudo o que não se come depois de seu famoso prato.

Cada português desperdiça mais de 98 quilos de comida por pessoa e por ano, pelo que esta receita é muito importante exportá-la, para que possamos reduzir essa quantidade. 

A roupa velha é uma receita de aproveitamento típica da Espanha

A roupa velha, como dissemos, é feita com o grão-de-bico, o frango, a vitela, a batata e a casquinha que não se gastou no dia que se faz cozido. 

Não tem maior mistério, porque é um prato muito simple de fazer. Se algum dia vos der por fazer cozido, no dia seguinte só terão que sofrer com um pouco de cebola, alho e páprica e posteriormente colocar o resto dos ingredientes. 

E já está! Terão para comer um prato muito rico, de uma forma muito simples e aproveitando todos os ingredientes que se possam pôr maus. 

A roupa velha é um prato cubano com uma origem na cozinha canária, sabias?

E sabe-se algo de sua origem? Pois pelo que pudemos saber, a roupa velha tem origem canária, que posteriormente se populariza em Cuba.

Por isso merece um espaço na nossa página, porque é um prato realmente ibérico, especialmente se você começar a fazê-lo.

Manda-nos as tuas fotos!

A Sociedade Iberista é uma associação sem fins lucrativos que pretende que conheças melhor o teu vizinho.

Se eres português, te convidamos a tornar-te sócio e contribuir com nosso trabalho de forma mais ativa.